Workshop Redução de Custos: Empresas ganham eficiência e lucratividade com consultoria do Senai

Empresários de diversos setores industriais conheceram, na tarde desta quarta-feira (25.06), o impacto financeiro do aumento da eficiência em negócios que passaram por consultoria do Instituto Senai de Tecnologia e Inovação (IST), por meio do Programa Brasil mais Produtivo (P+B).
Os casos de sucesso foram apresentados no Workshop “Redução de Custos e Aumento de Produtividade com Tecnologia e Inovação”, realizado de modo online. Um dos casese de sucesso apresentado é de uma indústria panificadora que, assessorada pelo IST, aumentou em mais de 30% o tempo de gôndola de um produto com base em pesquisas, e teve uma redução drástica no desperdício de alimentos.
A empresa trabalhava com 45 dias de validade para os pães, mas, na prática, o produto se mantinha em perfeito estado para consumo com 60 dias, mesmo com uma margem de segurança.
“A empresa tinha uma desconfiança de que havia um descarte de pães de forma prematura. Fizemos o estudo de prateleira, no qual analisamos os fatores microbiológicos, e fizemos o acompanhamento técnico dessa produção. Resultado: não houve nenhum crescimento microbiológico em todo o período analisado e pudemos conhecer o tempo real de validade e trabalhar com segurança”, explica Aline Costa, coordenadora de Laboratórios do IST.

com Tecnologia e Inovação”
A consultoria é prestada por meio do Programa Brasil Mais Produtivo - uma iniciativa do Governo Federal que pretende elevar a produtividade e gerar transformação digital em empresas brasileiras.A indústria Brita Guia foi mais um case de sucesso apresentado, e mostrou que a empresa chegou a um aumento significativo da eficiência em uma das suas linhas de produção, conta Gustavo de Oliveira, sócio proprietário.
“Aqui na nossa empresa, a grande percepção sobre o Programa Brasil Mais Produtivo é que ele trouxe soluções de baixíssimo investimento e com alto retorno. O que fica marcado por essa passagem do programa aqui na Brita Guia é a ideia de que sim, a empresa tem que investir, tem que buscar novas tecnologias, novos equipamentos e novos processos. Mas mesmo nos processos atuais, com os equipamentos que nós já temos, as possibilidades de ganho de performance são muito grandes”, destacou Gustavo Oliveira.
O diferencial está no olhar experiente dos consultores para todas as etapas do processo produtivo. Os principais eixos da consultoria são: eficiência energética, adequação de processos e normas regulamentadoras. O Senai também oferece pesquisa, serviços laboratoriais e desenvolvimento e inovação.
Conforme o coordenador de produtividade do Senai, Rômulo Pereira, os negócios locais são otimizados por meio da metodologia Lean Manufacturing, que visa otimizar processos produtivos e eliminar desperdícios. Ele destaca que é possível extrair o melhor de cada etapa, de cada profissional contratado e dos materiais utilizados como insumos.
“Quantas vezes o empresário pode ter perdido a qualidade do produto ao estocar por muito tempo, ou desperdiçar horas e capacidade laboral do seu colaborador? Nós analisamos e quantificamos cada etapa do processo”, explica o coordenador.
Serviço
A consultoria é 100% gratuita para as pequenas e microempresas elegíveis, que possuam até 5 funcionários registrados, por meio do Programa Brasil Mais Produtivo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Para as médias indústrias, há um subsídio de 70% para incentivar a eficiência, por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Interessados em implementar melhorias que aumentam a lucratividade do seu negócio podem preencher uma pré-inscrição DISPONÍVEL AQUI. Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp (65) 99248-7957.