Senai MT promove diálogo com empresários em Workshop Indústria em Movimento

04/06/2025 - 16h13
.
Dinâmica para mapear necessidades das indústrias

Com o objetivo de ouvir as demandas do setor industrial, compreender desafios e validar uma nova fase de atuação do Instituto Senai de Tecnologia (IST), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) promoveu nesta quarta-feira (4) o Workshop Estratégico Indústria em Movimento, na sede do instituto.

O evento reuniu representantes de mais de 20 empresas e indústrias do estado, representantes do Departamento Nacional do Senai e corpo técnico do instituto. A proposta é estreitar o diálogo com o setor para reposicionar estrategicamente os serviços do IST.

"É um dia muito especial em que conectamos cérebros de industriais e do nosso time de engenharia para discutir os desafios de crescimento e tornar a tecnologia mais acessível, facilitando uma nova fase da indústria de Mato Grosso", avalia o diretor Regional do Senai, Carlos Braguini.

Na prática, o Senai vai ampliar a oferta de soluções às indústrias de Mato Grosso e, para isso, está mapeando as necessidades emergentes do setor. O reposicionamento do Senai coloca a instituição à frente de um movimento para atender a novas demandas da indústria, explica Naiara Galliani, gerente Executiva de Tecnologia e Inovação do Senai Mato Grosso.

.
Workshop Estratégico Indústria em Movimento

“O evento de hoje é para mostrar como nós estamos nos reorganizando para atender uma indústria em constante mudança e, principalmente, validar a expectativa das indústrias do nosso estado e ajustar os nossos esforços. Estamos sempre um passo à frente e com o compromisso de apoiar o desenvolvimento industrial de Mato Grosso”, afirma a gerente.

Mato Grosso faz parte de um projeto piloto, junto aos estados do Amazonas, Bahia e Ceará, para implementar um novo modo de atuação para atender a todas as indústrias. “É muito provável que esse novo modelo seja replicado no Brasil todo”, destaca Naiara.

Dinâmica para coletar insights

Com post-its em mãos, os representantes do Departamento Nacional do Senai, Gustavo Dellagiustina e Larissa de Paiva Silva conduziram uma dinâmica interativa para mapear as necessidades das indústrias locais e possíveis soluções de negócio.

“O evento é para escutar as dores das diversas indústrias, não só de alimentos e bebidas, para que a gente possa colher insumos para posicionar o Senai e para melhor atender essas empresas”, pontua Larissa.

.
Workshop Estratégico Indústria em Movimento

Um dos participantes, Cláudio Vilela, sócio proprietário da Stamp, conta que a empresa dele é um caso de sucesso da atuação do Senai. Do desenvolvimento de soluções para corte de tecido, o que permitiu que a empresa se desenvolvesse, até a automatização de alguns processos.

Agora, ele contribui com a nova fase do Senai trazendo a experiência do seu negócio. “Eu acho que o Senai tem contribuído principalmente no desenvolvimento tecnológico que é a dor de todo mundo aqui hoje”, avalia.

Também estiveram presentes representantes da Águas Cuiabá, Amaggi, BLM, Britaguia, Bom Futuro, Dabrasa Alimentos, Damas da Terra, Didane Alimentos, Estofado Santos, Anna Curvo Branding, Prado e Rocha Engenharia, GANMAQ, NanoGrow, Ninho de Vó, Pacaembu, Plastibras, Tubarão Sports, TRC, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Videplast e Stamp.

Texto: Lorena Bruschi

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Instituto Senai de Tecnologia Mato Grosso
Av. Pres. Getúlio Vargas, 426 - Centro Norte - Cuiabá - MT - CEP: 78043-415
Telefone: (65) 2121-2800